RMC Mariano

Você gostaria de participar de um projeto de inclusão

A inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD) nas empresas é um tema crucial para o desenvolvimento de uma sociedade mais equitativa e justa. Quando as empresas adotam projetos de inclusão, elas não estão apenas promovendo a diversidade e a inovação, mas também contribuindo significativamente para a melhoria da cultura organizacional como um todo. Esses projetos são fundamentais para garantir que todos, independentemente de suas limitações físicas ou cognitivas, tenham as mesmas oportunidades de participação no mercado de trabalho.

A diversidade gerada pela inclusão de PCDs nas equipes de trabalho enriquece a dinâmica da empresa, trazendo novas perspectivas e experiências que podem impulsionar a criatividade e soluções inovadoras. Além disso, a presença de pessoas com deficiência promove um ambiente corporativo mais acolhedor e respeitoso, onde a empatia e a colaboração são reforçadas, criando um espaço mais saudável e produtivo para todos os colaboradores.

ENQUADRAMENTO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Deficiência física:
Alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física.

Nanismo: Nanismo é o estado de um indivíduo caracterizado por uma estatura muito pequena, decorrente de uma deficiência do crescimento provocada por insuficiência endócrina ou má alimentação.

Paralisia Cerebral: A paralisia cerebral pode ocasionar variadas sequelas, desde paresias (redução da força) bem leve até paralisias espásticas em que a pessoa quase não movimenta os membros, necessita cadeira de rodas etc.

Amputações, ausência ou deformidade de membros: Considera-se sempre, como ponto fundamental, a existência de limitação funcional.

Outras alterações de segmentos corporais:
Alterações articulares ou da coluna vertebral importantes e que limitam amplitude de movimentos;

Encurtamentos de membros inferiores que alteram a marcha comunitária;

Alterações permanentes do aparelho fonatório (da fala) com importante prejuízo na comunicação

A gagueira grave, as dislalias e outros transtornos que prejudicam a comunicação do dia a dia

Deformidades Estéticas: Situações de lesões com deformidade de face, crânio, perda de partes da mandíbula, queimaduras graves.

Deficiência Auditiva:
Perda bilateral parcial ou total ou Perda unilateral total

Deficiência Visual: Cegueira ou visão residual onde há um prejuízo do aparelho visual

Deficiência intelectual: Funcionamento intelectual significativamente inferior à média

Deficiência Mental/Psicossocial:

Transtorno do Espectro Autista;

Esquizofrenia e outros transtornos psicóticos, excluindo aqueles de curta duração

Síndromes Epilépticas: Um percentual significativo, conhecido como Epilepsia Refratária, não pode ser controlada mesmo com uso massivo de medicamentos

Deficiência Múltipla: Associação de duas ou mais deficiências.

Reabilitado: Pessoa que passou por processo de reabilitação junto ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e recebeu um Certificado de Reabilitação Profissional

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *